De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O câncer de mama é um tumor maligno mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Ele é formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, formando um ou mais nódulos na mama. Este tumor atinge geralmente mulheres acima dos 35, especialmente 50 anos e por mais raro que seja, também pode atingir mulheres com idade inferior. Além disso, o que muitos não sabem é que de 100 mulheres com câncer de mama 1 homem também é vítima deste terrível tumor.
Alguns dos fatores que podem levar mulheres a desenvolverem o câncer de mama são:
– Mulheres acima dos 50 anos correm mais risco;
– Histórico familiar;
– Primeira gravidez após os 30 anos de idade ou nunca engravidaram;
– Excesso de peso;
– Tabagismo;
– Consumo excessivo de álcool;
– Alimentação;
– Ciclo menstrual: Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos ou entraram na menopausa depois dos 50 anos, tem ligeiramente um risco de obter o câncer de mama;
– Reposição hormonal: Mulheres que procuram diminuir os sintomas da menopausa com reposição hormonal, como: esteroides, estrógeno e progesterona. Durante a menopausa, os tecidos ficam ainda mais sensíveis à ação dos estrógenos;
– Falta de exercícios físicos.
Quais os sintomas trazidos pelo câncer de mama?
Um sintoma muito comum para o câncer de mama, é o surgimento de nódulo nos seios. Além deste, há também outros sintomas como:
– Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades como: enrugamentos ou que fazem a pele ter aspecto semelhante a uma casca de laranja.
– Vermelhidão na pele e inchaço;
– Nódulos na axila;
– Dores no mamilo;
– Uma mama diferente da outra;
– Inversão do mamilo;
– Inchaço no braço;
– Secreção pelos mamilos que não seja leite.
Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, o que torna mais difícil detectá-la precocemente. Porém, o quanto antes o câncer for identificado, melhor serão as taxas de sucesso no tratamento.
Faça um autoexame
Entenda o seu corpo, se toque e se previna contra o câncer de mama.
- Em frente ao espelho, observe o bico dos seios, contorno das mamas e superfície;
- Coloque as mãos no quadril e impulsione os seios para a frente sentido o esforço dos músculos. Fique atenta às mudanças como: vermelhidão, enrugamento, achatamento e sensação de dureza;
- No chuveiro, levante os braços e com a outra mão, apalpe e pressione os seios em busca de caroços estranhos; Faça leves movimentos circulares da axila até o mamilo. Logo após, faça isso com o outro lado.
- Pressione os mamilos e verifique se eles expelem algum líquido anormal
Como tratar o câncer de mama?
Atenção: As informações contidas neste conteúdo, são para auxiliar e alertar mulheres sobre o câncer de mama. Em caso de suspeita, procure uma avaliação pessoal com um médico de sua confiança.
O tratamento deste câncer varia e depende muito do tipo e de onde este nódulo se encontra. As formas mais comuns para o tratamento são:
– Quimioterapia;
– Radioterapia;
– Hormonioterapia (para bloquear a ação dos hormônio femininos);
– Cirurgia para retirada do tumor;
– Mastectomia (retirada completa da mama).
Caso a mulher que possui câncer o descubra em fase inicial, além de procurar por um médico especialista, é bom manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e mudar comportamentos que prejudicam a saúde como fumar e consumir álcool em excesso! Outra dica importante para melhorar o tratamento é procurar por outros profissionais como por exemplo um psicólogo.
#BoraSerFeliz