fbpx

Câncer de mama: prevenção, sintomas e tratamento.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O câncer de mama é um tumor maligno mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Ele é formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, formando um ou mais nódulos na mama. Este tumor atinge geralmente mulheres acima dos 35, especialmente 50 anos e por mais raro que seja, também pode atingir mulheres com idade inferior. Além disso, o que muitos não sabem é que de 100 mulheres com câncer de mama 1 homem também é vítima deste terrível tumor.

Alguns dos fatores que podem levar mulheres a desenvolverem o câncer de mama são:

– Mulheres acima dos 50 anos correm mais risco;

– Histórico familiar;

– Primeira gravidez após os 30 anos de idade ou nunca engravidaram;

– Excesso de peso;

– Tabagismo;

– Consumo excessivo de álcool;

– Alimentação;

– Ciclo menstrual: Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos ou entraram na menopausa depois dos 50 anos, tem ligeiramente um risco de obter o câncer de mama;

– Reposição hormonal: Mulheres que procuram diminuir os sintomas da menopausa com reposição hormonal, como: esteroides, estrógeno e progesterona. Durante a menopausa, os tecidos ficam ainda mais sensíveis à ação dos estrógenos;

– Falta de exercícios físicos.

Quais os sintomas trazidos pelo câncer de mama?

Um sintoma muito comum para o câncer de mama, é o surgimento de nódulo nos seios. Além deste, há também outros sintomas como:

– Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades como: enrugamentos ou que fazem a pele ter aspecto semelhante a uma casca de laranja.

– Vermelhidão na pele e inchaço;

– Nódulos na axila;

– Dores no mamilo;

– Uma mama diferente da outra;

– Inversão do mamilo;

– Inchaço no braço;

– Secreção pelos mamilos que não seja leite.

 

Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, o que torna mais difícil detectá-la precocemente. Porém, o quanto antes o câncer for identificado, melhor serão as taxas de sucesso no tratamento.

Faça um autoexame

Entenda o seu corpo, se toque e se previna contra o câncer de mama.

  • Em frente ao espelho, observe o bico dos seios, contorno das mamas e superfície;
  • Coloque as mãos no quadril e impulsione os seios para a frente sentido o esforço dos músculos. Fique atenta às mudanças como: vermelhidão, enrugamento, achatamento e sensação de dureza;
  • No chuveiro, levante os braços e com a outra mão, apalpe e pressione os seios em busca de caroços estranhos; Faça leves movimentos circulares da axila até o mamilo. Logo após, faça isso com o outro lado.
  • Pressione os mamilos e verifique se eles expelem algum líquido anormal

 

Como tratar o câncer de mama?

Atenção: As informações contidas neste conteúdo, são para auxiliar e alertar mulheres sobre o câncer de mama. Em caso de suspeita, procure uma avaliação pessoal com um médico de sua confiança.

O tratamento deste câncer varia e depende muito do tipo e de onde este nódulo se encontra. As formas mais comuns para o tratamento são:

– Quimioterapia;

– Radioterapia;

– Hormonioterapia (para bloquear a ação dos hormônio femininos);

– Cirurgia para retirada do tumor;

– Mastectomia (retirada completa da mama).

 

Caso a mulher que possui câncer o descubra em fase inicial, além de procurar por um médico especialista, é bom manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e mudar comportamentos que prejudicam a saúde como fumar e consumir álcool em excesso! Outra dica importante para melhorar o tratamento é procurar por outros profissionais como por exemplo um psicólogo.

 

#BoraSerFeliz

 

 

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

2 comentários em “Câncer de mama: prevenção, sintomas e tratamento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *